O segundo trailer de Grand Theft Auto 6 foi incrível, mas alguns ficaram na esperança de ver algumas imagens do gameplay
A Rockstar surpreendeu mais uma vez ao liberar o segundo trailer de GTA VI, revelando visuais de cair o queixo e cenas que levantaram uma dúvida importante entre os fãs: afinal, o que ali é gameplay de verdade e o que são apenas cutscenes?
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Sendo assim, muitos jogadores iniciaram uma verdadeira investigação quadro a quadro, tentando decifrar os trechos em que o controle está, de fato, nas mãos do jogador.
Gameplay ou cutscene? Os fãs estão atentos
A Rockstar confirmou que o trailer foi produzido inteiramente dentro do motor gráfico do jogo. Além disso, a empresa afirmou que o vídeo mistura gameplay e cutscenes em partes iguais. No entanto, a ausência de HUD e a estética hiper-realista dificultam a identificação do que pode ser jogável ou apenas cinematográfico.

Ainda assim, a comunidade já começou a apontar momentos que, ao que tudo indica, pertencem ao gameplay. Um dos trechos mais citados acontece logo após um diálogo entre Jason e Brian, quando vemos Jason entrando em uma casa. Dessa forma, muitos acreditam que essa transição suave entre interação e movimentação marca o início de uma sequência jogável.
A ação também parece jogável
Além disso, outro momento que chama bastante atenção envolve Lucia, uma das protagonistas. Em determinado ponto do trailer, ela atira contra veículos e provoca explosões cinematográficas. Apesar da ausência de elementos típicos da interface, o estilo da movimentação e a câmera sugerem que aquilo não é apenas uma cena encenada — e sim gameplay real.
Ainda mais impressionante é perceber que a qualidade visual dessas explosões não perde em nada para uma cutscene roteirizada. Isso reforça a ideia de que o GTA VI realmente está elevando o nível técnico da franquia.
I am 100% convinced this is actual gameplay footage
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Outras cenas que podem ser gameplay
Dessa forma, os fãs começaram a reunir outras cenas que parecem ter sido capturadas diretamente da jogabilidade. Um exemplo disso é o momento em que Jason salta entre veículos em movimento. Além disso, também há uma cena em que ele pilota uma motocicleta com fluidez e naturalidade — o que sugere que o jogador tem controle nesses instantes.
Outro momento curioso acontece quando Jason sai de uma loja carregando uma caixa de cerveja. Embora pareça uma cena simples, a movimentação do personagem, somada à câmera mais próxima e à física detalhada, aponta para uma possível cena jogável.

A ilusão é proposital?
Ainda assim, vale lembrar que a Rockstar é especialista em misturar gameplay com cinematografia de forma quase imperceptível. Isso aconteceu em trailers anteriores da franquia, e tudo indica que o mesmo se repete aqui. Sendo assim, é possível que algumas cenas que parecem cutscenes na verdade sejam trechos jogáveis com animações contextuais.
Além disso, a ausência de elementos tradicionais da interface pode ser proposital, tanto para não poluir o vídeo quanto para esconder aspectos do gameplay ainda em desenvolvimento.
Uma divisão que estimula a curiosidade
Dessa forma, o segundo trailer de GTA VI não apenas apresenta novos personagens e ambientes — ele também instiga a análise detalhada do que é ou não controlado pelo jogador. Ainda mais quando consideramos que tudo foi feito com o motor gráfico, sem depender de CGI externo.
No entanto, até que a Rockstar divulgue um vídeo de gameplay completo com HUD e interações visíveis, tudo o que temos são especulações — baseadas, claro, em observações muito bem embasadas da comunidade.
Sendo assim, resta aos fãs seguir debatendo, analisando e esperando por mais novidades do jogo mais aguardado da década.
Fonte: TheGamer
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